sábado, 1 de maio de 2010

Geografia

Aqui está uma apresentação feita no Spicynodes que esquematiza a matéria do conteúdo que estamos a dar em Geografia. Para poderes ver basta clicar no link:


Gonçalo Lopes

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Lembra-te de mim

Classificação:M12

Estados Unidos Ano: 2010

Romance Duração: 128min.


Ficha Técnica

Realização

Nome: Allen Coulter (I)
País:Estados Unidos
 












Interpretação



     Nome: Emilie de Ravin
     País: Austrália
     Nasceu a: 27-12-1981




 




   
 
Nome: Pierce Brosnan
País:Irlanda
Nasceu a: 16-05-1953







Nome: Chris Cooper (I)
País:Estados Unidos
Nasceu a: 09-07-1951







Nome: Robert Pattinson
País:Inglaterra
Nasceu a: 13-05-1986





Argumento:

Nome: Will Fetters
País:Estados Unidos






Sinopse:


Mais uma vez  o tão estimado e  prezado pelas fans... Robert Thomas Pattinson estreia-se em mais uma aposta  de Allen Coulter, o realizador do filme "Lembra te de mim". Basicamente o filme fala de Tyler, um jovem rebelde de Nova Iorque que tem uma relação tensa com o pai desde que uma tragédia separou a família. Tyler não acredita que alguém possa compreender o que ele passou, até ao dia em que conhece Ally. O amor era a última coisa que lhe passava pela cabeça mas, à medida que a influência de Ally lhe cicatriza as feridas e o inspira, Tyler começa a apaixonar-se por ela. Através desse amor, Tyler vai encontrar a felicidade e o sentido para a vida. Mas depressa alguns segredos serão revelados e as circunstâncias que os juntaram, ameaçam, lentamente, afastá-los um do outro.


Carla Reis
Olá a todos! Apresentamos aqui um slide da nossa turma! Esperamos que gostem! :)




Ana Rita & Diana

Haiti

Há muito que já não se ouve falar do povo haitiano e de como se está a reconstruir aquele pequeno lugar, por isso aqui temos um adiantamento de como vão as coisas por lá.




A distribuição de alimentos, água, medicamentos e barracas continua. Quase 800 mil pessoas estão alojadas em 500 acampamentos, e cerca de 30 hospitais estão funcionando. Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), são necessárias 100 mil barracas suplementares para alojar, ao menos temporariamente, meio milhão de desalojados.

Pelo menos 235 mil pessoas já deixaram Porto Príncipe rumo às regiões rurais, menos afectadas pelo sismo, informou ontem a ONU, destacando que a contagem não inclui os haitianos que foram por conta própria para as casas de parentes ou amigos.

“ Não há pobres no Haiti. Agora são todos iguais.”



Ângela Vieira e Rita Pereira.

James Cameron- AVATAR the game

Aqui fica o trailer do jogo:       





No hinduísmo, Avatar ou Avatara refere-se a uma descida deliberada de um deus do céu à terra, e é geralmente traduzido em português como "encarnação", mas com mais precisão como "aparência" ou "manifestação". O filme dirigido por James Cameron, um dos maiores hits de 2009, está agora disponível em uma plataforma interativa. Avatar: The Game desenvolvido e lançado pela Ubisoft .
 Os detalhes dos personagens, incluindo a voz, gráficos e até mesmo movimento dos lábios enquanto falam como seria de esperar da Ubisoft são do mais alto nível. Não apenas os detalhes do personagem, o nível de detalhamento das armas, cenários terem tomado o ponto central durante o desenvolvimento do jogo. Ubisoft tomou cuidado para não deixar de fora até mesmo o mais ínfimo dos detalhes, como o ondular das águas. Mesmo após essa quantidade de detalhes e cuidado para gráficos, os gráficos em determinados locais são um pouco duros e, embora não visível causa qualquer impedimento na jogabilidade.

O jogo começa na lua Pandora com um soldado a ser transferidos a partir da Terra para ajudar a RDA como um especialista em sinais que leva em pequenas missões dadas pelo seu comandante. Estas missões de fazê-lo funcionar tanto como um ser humano e um Avatar. A realização de uma missão leva à escolha de dividir o seu caminho como se um ser humano ou como Na'vi. Um exame geralmente do lado do Na'vi (se você assistiu o filme) em vez da RDA destrutivo.

Pode escolher entre participar  na campanha avatar ou na campanha humana
 
Espero que vocês gostem do jogo.
Bruno Melro,João Carvalho,Miguel Vilela

terça-feira, 6 de abril de 2010

Correcção da ficha de avaliação de Ciências Naturais

Aqui está a correcção da ficha de avaliação. Não se esqueçam de a copiar para o caderno diário!

1. A- 6,7   B- 1,2,3,4,5

2.1. A catástrofe descrita no texto é um sismo.

2.2. Pode incluir-se no grupo das catástrofes naturais.

2.3. Incêndios, erupções vulcânicas, tempestades, inundações e secas.

3.1. O conceito definido no enunciado é o de Poluição.

3.2. Os resíduos acumulados designam-se por poluentes.

4.1. a) X

4.2. Morte de seres vivos e aparecimento de doenças no Homem.

4.3. Tratar os esgotos domésticos antes de os lançar à água e não deitar lixo para a água (latas, plásticos,etc).

5.1. Em 1995.

5.2. Em 1995.

5.2.1. Cerca de 600 milhões de toneladas.

5.3. O CO2 faz aumentar a temperatura da Terra porque provoca efeito de estufa.

5.4. Quando a desflorestação aumenta devido a causas naturais, como os incêndios, ocorre a emissão de uma grande quantidade de CO2 para a atmosfera aumentando assim o efeito de estufa.

5.5. Abate de árvores pelo Homem e as chuvas ácidas.

5.6. Se uma zona deixar de ter plantas o seu solo deixa de estar protegido e passa a estar exposto à erosão, sendo arrastado pela água e pelo vento. À medida que o tempo passa os animais deixam de ter condições para sobreviver e desaparecem também, tornando-se a zona deserta.

6.1. d) X

6.2. A utilização de equipamentos de refrigeração (frigoríficos, aparelhos de ar condicionado) e de aerossóis (lacas, desodorizantes, etc.) contendo clorofluorcarbonetos.

6.3. Aumento do número de casos de cancro da pele e alteração No desenvolvimento das plantas.

6.4. Não utilizar aerossóis com clorofluorcarbonetos e entregar nos locais apropriados os equipamentos de refrigeração inutilizados, para serem reciclados.

7.1. b) X c) X

7.2. Quando o dióxido de enxofre e os óxidos de azoto provenientes da queima de combustíveis fósseis são lançados para a atmosfera chegam às nuvens onde se combinam com o vapor de água formando ácidos que caem na superfície terrestre sob a forma de chuvas ácidas.

8.1. A salinização do solo e a poluição dos lençóis de água subterrâneos.

8.2. a) V / b) / V c) V / d) F

9.1. Espécie invasora é aquela que apresenta um crescimento populacional exponencial devido à ausência de predadores naturais.

9.2. Estas espécies são uma ameaça para os ecossistemas porque a competição entre espécies nativas e invasoras leva à diminuição do alimento conduzindo à extinção das espécies nativas e redução da biodiversidade.


A professora de Ciências Naturais

domingo, 21 de março de 2010

Visita de Estudo de EMRC

Olá!
Os sétimos e oitavos anos da nossa escola realizaram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de EMRC, nos dias 12 e 13 de Fevereiro. Deixamos aqui uma apresentação, com algumas fotos da visita e dos locais que visitámos. Esperamos que gostem!



sábado, 20 de março de 2010

Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas (Resumo)


Catástrofes naturais:
  • Catástrofes naturais ocorrem devido a natureza sem intervenção humana (coloca a existência da vida em perigo).
Algumas catástrofes naturais:
  • Tempestades;
  • Sismos;
  • Vulcões;
  • Inundações;
  • Secas;
  • Incêndios.
Perturbações nos ecossistemas causadas pela intervenção humana:
  • As catástrofes não ocorrem só devido a natureza, mas sim também com a intervenção humana.
Algumas destas das perturbações:
  • Poluição;
  • Desflorestação;
  • Introdução de espécies exóticas;
  • Agriculturas intensivas;
  • Exploração excessiva dos recursos naturais.
Poluição da atmosfera:
  • A poluição da atmosfera é a alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas do ar, que tem consequências para os ecossistemas e para o ser humana.
  • Uma das principais causas da poluição do ar é a queima de combustíveis fósseis, que vêem das indústrias, tráfego de automóveis, incêndios, actividade vulcânica.
  • A acumulação dos poluentes atmosféricos, alem de ter consequências para o ser humano tem vindo a aumentar a temperatura da atmosfera, as chuvas ácidas e a reduzir a camada de ozono. 
Efeito de estufa: 
  • É um fenómeno natural que permite manter a temperatura da superfície terrestre entre valores razoáveis. 
  • O aumento do efeito de estufa tem feito com que a temperatura venha a subir gradualmente, provocando um aquecimento global.
  • As principais consequências são:
  • Fusão das calotes polares (aumento do nível médio das águas);
  • Aparecimento de alterações climáticas.
Camada de ozono:
  • Esta camada funciona com um filtro, que impede que uma parte da radiação ultravioleta (UV), atinja a superfície terrestre.
  • A redução da camada de ozono é provocada pela libertação CFC, que existiam nos sistemas de refrigeração de frigoríficos, ar condicionado, em extintores e sprays.
  • Isto provocou a redução da camada de ozono, que deu origem a um buraco na camada de ozono.
  • As consequências da redução da camada de ozono são:
  • Aparecimento de vários tipos de cegueira;
  • Aumento do cancro da pele;
  • Afecta o desenvolvimento das plantas.
Chuvas ácidas:
  • Resultam da reacção do vapor de água atmosférico com poluentes derivados dos ácidos de enxofre e azoto.
  • Ao reagirem com a água, formam ácidos sulfúricos e nítrico que provocam as chuvas ácidas.
  • Consequências:
  • Destruição de florestas e campos agrícolas
  • Infiltrando-se no solo e acidificar os aquíferos
  • Morte do plâncton, moluscos, peixes e anfíbios. 
  • Diminuir os efeitos:
  • Incentivar o uso de energias renováveis
  • Reduzir a queima de combustíveis fósseis.

Poluição da água:

Poluentes físicos: descargas de água aquecida provenientes de refrigeração de instalações industriais;

Poluentes químicos: nitrato e fosfato do sector agrícola, detergentes e matéria orgânica, derrames de petróleo;

Poluentes biológicos: Vírus, bactérias e outros microrganismos nocivos á saúde, provenientes de centros urbanos e unidades de pecuária.
  • Fontes:
  • Agricultura;
  • Industria;
  • Centros urbanos;
  • Transportes de resíduos perigosos em alto mar;
  • Consequências:
  • Acumulação de resíduos ao longo da cadeia alimentar;
  • Eutrofizaçao dos ecossistemas de água doce;
  • Efeitos negativos sobre a saúde humana.
Solo:
  • Importância:
  • Componente essencial dos ecossistemas e do ciclo natural;
  • Reservatório de água;
  • Suporte básico para o sistema agrícola;
  • Espaço para actividades humanas e resíduos produzidos.
  • Fontes de poluição:
  • Deposição de lixo a céu a aberto;
  • Fugas de produtos e postos de abastecimento de combustíveis;
  • Utilização de pesticidas e fertilizantes na agricultura;
  • Resíduos sólidos e líquidos resultantes da actividade industrial e da exploração mineira.

Desflorestação:
  • Causas:
  • Abate de árvores (para obter campos agrícolas, extracção de madeira e exploração mineira);
  • Incêndios,
  • Chuvas ácidas.
  • Consequências:
  • Erosão rápida do solo;
  • Mudanças climáticas;
  • Destruição de habitas;
  • Diminuição da capacidade de renovação do ar.
  • Para combater:
  • Diminuir o abate de árvores;
  • Proteger a floresta, limpando-a antes da estação seca e quente para evitar incêndios
  • Investira na reflorestação,
  • Reabilitar áreas de florestas degradadas.

Agricultura intensiva:

        Consequências da prática de agricultura intensiva:
  • Desflorestação;
  • Saturação do solo;
  • Poluição do solo e da água;
  • Destruição de habitats.

Espécies exóticas e invasoras:

Espécie nativa: Ser vivo que é natural da região em que vive.

Espécie exótica: é uma espécie introduzida pelo ser humano num habitat onde não existia anteriormente, pode ser intencionalmente ou acidentalmente.

Espécie invasora: são espécies que têm um crescimento rápido pois foram colocadas numa região onde não existem predadores.
  • Consequências:
  • Extinção das espécies nativas;
  • Competição de alimento entre as espécies invasoras e nativas (leva a diminuição do alimento);
  • Redução da biodiversidade.
  • Causas da extinção de espécies:
  • Destruição de habitats;
  • Introdução de novos predadores;
  • Propagação de espécies invasoras;
  • Caça e venda ilegal de plantas e animais protegidos;
  • Poluição e constante alterações climáticas;
  • exploração de recursos (sobretudo pesca).

Diana Jorge com base nas sínteses da Escola Virtual.

sexta-feira, 19 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Justin Bieber



Gosto muito deste cantor.

Jessica Malheiro

Apontamentos de Geografia


Estrutura Etária: É a composição da população por idades e por sexo.
Classes etárias: 0-4 anos / 5-9 anos / 10-14 anos / 15-19 anos / …
Grupo de Países/Grau de desenvolvimento: PD/PED
Grupos etários: Jovens: 0-14 anos / Adultos: 15-64 anos / Idosos: 65 e mais anos.

Pirâmides etárias: Tipos de pirâmides:
População jovem: Base larga e Topo estreito – PED – TM elevada / TN elevada = Esperança de vida baixa.
População envelhecida: Base estreita e topo largo – PD – TM baixa / TN baixa = esperança média de vida elevada.
piramide.jpg
Politicas Antinatalistas: Nos PED adoptam medidas no sentido de reduzir as taxas de natalidade e fecundidade.
1.   Legalização do aborto e das práticas de esterilização
2.   Incentivo ao aumento da idade casamento
3.   A distribuição gratuita de contraceptivos
4.   Incentivo à “política do filho único”
5.   A adopção de programas de planeamento familiar com recurso à ajuda internacional

Politicas Natalistas: Nos PD adoptam medidas de incentivo ao aumento da natalidade.
1.   Abono familiar elevado
2.   Prolongamento das licenças de parto
3.   Desenvolvimento de sistemas de protecção social
4.   Prolongamento das licenças de parto
5.   Horários de trabalho reduzidos e flexíveis
6.   Atribuição de crédito à aquisição de habitação

Migrações: É a deslocação de pessoas da sua área de residência para outra região ou país.
1.    Intercontinental: entre países de continentes diferentes
2.    Intracontinental: entre países do mesmo continente.

Espaço / tipos de migrações:
1. Internas: Dentro do próprio país.
2. Externas/internacionais: Para outro país
Emigrante (país de origem)
Imigrante (país de chegada)
3. Movimentos pendulares: Movimentos diários: escola -> casa; trabalho -> casa...
4. Êxodo rural: Saem das áreas rurais (campos) para as áreas urbanas (cidades).

Duração/tempo:
1. Temporária: durante um curto período de tempo.
2. Definitiva: para sempre.
3. Sazonal: durante uma época do ano.

Motivos/causas:
1. Económico-financeira;
2. Catástrofes naturais;
3. Lazer;
4. Estudo;
5. Religião;
6. Pós-reforma;
7. Catástrofes naturais/Guerras;
8. Reunificação social/familiar
9. Questões étnicas
Saldo Migratório = Imigrantes - Emigrantes

Positivo: I sup. E
Negativo: I inf. E
Nulo: I = E
Consequências dos Fluxos Migratórios (Migrações)
Áreas de chegada
Áreas de Partida
Aumento da população (princ. adulta)
Diminuição da população (princ. adulta)
Aumento da Taxa de Natalidade
Diminuição da Taxa de Natalidade
Melhores salários = Melhores condições de vida do que nas áreas de partida
Envelhecimento da população
Multiculturalidade
Aumento das divisas internas
Aumento da criminalidade
Desequilíbrio da estrutura profissional.
Mão-de-obra barata


Portugal e as migrações:
·       Os portugueses imigram para: EUA, França, Brasil, Venezuela, Reino Unido, Canadá, América do Sul, Suíça, Macau e Alemanha. (ordem)
·       Portugal tem 18 distritos. O distrito mais a norte é Bragança e o distrito mais a sul é Faro. Lisboa, Faro, Setúbal e Porto são os distritos que recebem mais imigrantes.
Diversidade cultural
·       A língua mais falada do mundo é o Chinês mandarim, porque o número de população chinesa é elevada (ultrapassa 1 bilhão de habitantes). O idioma é falado também em Hong Kong, Indonésia, Macau, Taiwan, Singapura, Malásia, Tailândia, Vietname, Camboja.
·       O português é a língua oficial no Brasil, Portugal, Timor e nos PALOP (países africanos de língua oficialmente portuguesa, ex: Angola, Cabo-Verde, Moçambique, etc.).
Religiões:             
Islamismo http://images.google.pt/url?source=imgres&ct=img&q=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9VNDy-kI_fG6yMGrE8IMbXYmJA8oqoSIqTQENZZi65WU2o4jnj7NKkLTxSApA9PRhBa9hpKp63dKwlhQPRyMyN4BJdoRwfU-D8u1R55RgwDh9KJvzu8zPgZ_fsF152h4BNmUSJpmMCmX3/s400/islamismo.bmp&usg=AFQjCNE3NRdB_W4RwfN7c4ML0XjPuNhyUQ
·       O Corão é o livro sagrado e Maomé é o profeta mais conhecido.
·       O local de culto é a mesquita.
·       A religião é fundada na crença em Alá.
·       Meca é a cidade santa para esta religião.
Judaísmohttp://images.google.pt/url?source=imgres&ct=img&q=http://letsrider.com/blog/wp-content/uploads/2009/01/judaismo.jpg&usg=AFQjCNFWJ6FZBQU1qUpIRLvw55sfVDBWOg
·       A Tora é o livro sagrado.
·       A sinagoga é um local de culto.
·       O Muro das Lamentações, em Jerusalém, é um local sagrado.
·       Os rabinos presidem aos serviços religiosos.
Hinduísmo http://images.google.pt/url?source=imgres&ct=tbn&q=http://www.wisegorilla.com/images/hindu/hindu.jpg&usg=AFQjCNHVnwd0Oktvm08wmbh2KX3GgssbdQ
·       Esta religião baseia-se num sistema de castas.
·       Os gurus são respeitados e seguidos nesta religião.
·       Religião que tem como objectivo atingir a perfeição.
·       Brahma é venerado por esta religião.
Cristã http://images.google.pt/url?source=imgres&ct=img&q=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhClKdNz-Xcdr8_mj1oL11xKi7cw4s0Ue856V6pt6Xu9zmpf0tky3yC7uhvvGruKGLoZ6HJA3pOGmQ-17TyzF09ciNM-kvbWumYr-09ZdQsD3BizkM8MoFhC-zuvIyTGGS-fwS0GPWiT1aP/s320/404px-Christian_cross.svg&usg=AFQjCNGE9G3lWhfw21cEY828Vg-rcGXb7Q
·       A igreja é um local de culto.
·       A Bíblia é o livro sagrado.
·       Religião que acredita que Jesus Cristo é filho de Deus.
·       No estado do Vaticano, encontra-se a autoridade máxima desta religião.
Budismo
·       Os monges difundem a mensagem de Buda.
·       Buda é venerado pelos seus ensinamentos.
·       Religião que acredita que a alma vai reencarnando até atingir a felicidade.
·       O Dalai Lama é o líder espiritual.

Áreas de Fixação humana
Taxa de Urbanização (TU) = (População urbana : População total) x 100
                                                                             
                                            
R: __ % percentagem




Áreas Urbanizadas
Urbanização
Características
Áreas Rurais
Ruralização
Características
Edifícios em Altura
Predomínio da actividade agrícola/criação de gado
Preço do solo caro
Rendimentos mais baixos
Profissõesv mais bem  remuneradas
População pouco numerosa
Sociedade individualista
Vida calma e sem problemas de trânsito
Intensa actividade comercial
Êxodo Rural
Mov. Const. de veículos e pessoas
Ambientes tranquilos
Diversidade de serviços
Troca directa de produtos
Ritmo de vida agitado
Aldeias abandonadas
Maior diversidade de serviços
População envelhecida
Congestionamento de trânsito
Preservação de tradições
Maior número de áreas de lazer
Turismo rural
Numerosos equipamentos sociais
Costumes comunitários e entreajuda

Critérios de Cidades:
·       Lei nº11/82 de 2 de Junho
·       Critérios: demográficos; funcional, decisão política
·       Critérios insuficientes
·       Critérios variam de país para país
·       Poder atractivo
·       Favorecem trocas, circulação de bens, e capital
·       Acesso à educação, alfabetização. Equipamentos sociais e culturais
·       A taxa de mortalidade é mais baixa
            ·       Desenvolvimento de centros de investigação e inovação
·       Construção em altura

Impactos do crescimento urbano (consequências):
·       Transformação da paisagem
·       Delapida os recursos naturais
·       Criminalidade
·       Racismo e xenofobia
·       Escassez de habitantes, saneamento e água – bairros de lata/favelas
·       Congestionamento de trânsito
·       Poluição
·       Aumento do tráfico e da prostituição
·       Ausência de planeamento urbano - catástrofes naturais

    
As maiores cidades do mundo são: Tóquio (Japão); Nova Iorque (EUA); Osaka (Japão); Los Angeles (EUA); Moscovo (Rússia).


Ana Rita Rogado