segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Entrevista à Dr.ª Joana Urpina


A Medicina Dentária é área da saúde que estuda e trata o sistema estomatognático – abrange os ossos, articulações, dentes e tecidos da cabeça e do pescoço, etc. Em Portugal a Medicina Dentária é um segmento independente.



Entrevista

Esta semana fomos entrevistar a Doutora Joana Urpina, que trabalha na clínica Médica e Dentária dos Combatentes, em Setúbal, na Clínica Médica e Dentária da Praça de Espanha, em Lisboa, e na Clínica Médica e Dentária de Alenquer. Três clínicas com uma vasta equipa de profissionais estritamente competentes, desde a Dr.ª Inês, à Dr.ª Joana, passando pela D.Lurdes da recepção e pela Ângela que não tem mãos a medir, entre muitas outras simpáticas pessoas, todos se esforçam por fazer mais e melhor. A melhor clínica que alguma vez existiu para poder tratar da sua dentição, entre outros casos.

A Dr.ª Joana Urpina fez um Mestrado Integrado na Escola Superior de Cirurgia e Reabilitação Oral em parceria com a universidade Completence de Madrid. Actualmente é mãe e uma das melhores Médicas Dentistas do nosso país.


1. Conheceu concerteza muitos dentistas ao longo dos anos. Quais são os que mais admira?
R: A Dr.ª Helena Rebelo e o Dr. Perdigão.

2. Porque é que os dentistas costumam ter alguma dificuldade com o lado empresarial da profissão?
R: É a maior barreira de medicina dentária. Hoje em dia preferimos trabalhar por conta de outrém porque com o aumento de seguradoras no mercado de trabalho só se vinga se o conseguirmos! Neste momento as seguradoras impedem a entrada de novos profissionais devido a já existirem muitas clínicas com acordos! Portanto não dá para abrir uma clínica só de particulares.

3. Qual é a importância do humor na Medicina Dentária?
R: É a base para um trabalho personalizado, a forma de se passar a consulta sem ansiedade e afastar todos os medos.

4. Gosta da sua profissão?
R: Gosto imenso do que faço e de como faço. Adoro quando o paciente chega ao fim da consulta e diz “ não doeu nada” ou “agora já posso rir”, é uma sensação fabulosa.

5. O que mais aprecia no seu trabalho?
R: Poder ajudar a tirar dor aos pacientes. E de chegar ao fim da consulta e sentir que o paciente está muito satisfeito com o serviço prestado.

6. Consegue conciliar a vida familiar com a vida profissional?
R: Sim, muito bem! Felizmente tenho uma família (mãe, avó e sogros) que me ajudam imenso e uma empregada que é insubstituível.

7. É selectiva nos seus pacientes?
R: Não. Ser selectivo não é ser médico!

8. O que a motivou a seguir Medicina Dentária?
R: Sempre quis ser médica e não me importava a especialidade. A minha paixão foi-me transmitida pelo meu avô que também era médico e muito competente!

9. Já alguma vez se arrependeu da profissão que escolheu?
R: Não, nunca!

10.Por último, e como não poderia deixar de ser, quem é o seu dentista?
R: Qualquer um dos meus colegas, porque são todos bons!

Agradecemos à Clínica Médica e Dentária dos Combatentes o facto de ter sido possível fazer esta entrevista, não esquecendo também a Dr.ª Joana Urpina pelo precioso tempo que nos dispensou para responder a estas perguntas!

Ana Soares & João Macedo

Sem comentários:

Enviar um comentário