segunda-feira, 10 de maio de 2010

História do Benfica

O Sport Lisboa e Benfica é um clube multidesportivo criado em Lisboa. A sua polivalência, historial e forte com base nos adeptos faz do S.L.Benfica o maior e mais significativo de Portugal e um dos mais prestigiados a nível mundial. As estimativas em relação ao número de adeptos apontam para cerca de 14 milhões espalhados por todo o mundo. Segundo o Guiness, o Benfica é o clube do mundo com mais sócios activos, cerca de 178.000, atingindo agora os 200.000 sócios. É considerado pela IFFHS como o nono melhor clube do século XX. Utiliza como cores principais o vermelho e o branco e como símbolo uma águia, chamada Vitória. Conquistou o seu último título como campeão nacional de futebol na época de 2009-2010 no dia 9 de Maio de 2010, no Estádio da Luz, frente ao Rio Ave (2-1) com golos de Óscar Cardozo que assim foi o melhor marcador daquela época.

Primeiros Anos:
- Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa, criou, nas traseiras da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa (com uma única secção, a de futebol). Nessa reunião histórica, ficou definido que o novo clube jogaria de vermelho e branco e que teria no emblema uma águia e a moto "E Pluribus Unum".
O primeiro campo de jogos foi na Quinta da Feiteira, mas os tempos eram difíceis. Devido a problemas financeiros, vários jogadores da primeira equipa abandonaram o Benfica para o mais abastado Sporting, o que contribuiu para a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica (que tinha como prática o Ciclismo), levando à origem do actual emblema (com a introdução da roda de bicicleta) e o nome definitivo: Sport Lisboa e Benfica, na data de 1908, a data real da fundação do Clube.
Nos primeiros tempos, o Benfica saltou de campo em campo: Em 1913 mudou-se para Sete Rios, mas devido à elevada renda, quatro anos depois o clube viu-se obrigado a mudar para o campo de Benfica, onde em 1919 efectuou, pela 1ª vez em toda a península ibérica, jogos nocturnos. Em 1925 o Benfica compra uns terrenos nas Amoreiras e ficou pela 1ª vez proprietária de um estádio, com capacidade para 15.000 espectadores. Foi neste estádio que o Benfica conquistou os primeiros títulos nacionais.
Os primeiros campeonatos nacionais de futebol foram em 1935 e após perder a 1ª edição, o Benfica vence as 3 seguintes entre 1936 e 1939. Em 1940 o Benfica vence a sua primeira Taça de Portugal.
No ano seguinte, o Benfica mudou-se, desta vez para o Campo Grande. É neste campo que o Benfica luta contra o domínio do Sporting. Na década de 1940, o Benfica é apenas campeão por 3 vezes, em 1942, 43 e 45, e conquista a Taça de Portugal em 4 ocasiões: 1940, 43, 44 e 48.
Contudo, em 1950 o Benfica atinge o seu 1º grande feito internacional com a conquista da Taça Latina. 1954 é um ano vital na História do clube: com a larga contribuição de muitos associados e simpatizantes, o Benfica inaugura o Estádio da Luz, de princípio com capacidade para 30.000 espectadores, onde jogaria até 2003.
Finalmente com campo próprio e com a chegada de Otto Glória que introduz o profissionalismo em toda a estrutura encarnada e treinos inovadores em Portugal, o Benfica começa a fazer frente ao domínio sportinguista. Em 54/55 o Benfica conquista o campeonato. Em 1957 o Benfica faz a 3ª dobradinha da sua História e participa pela 1ª vez na Taça dos Campeões Europeus.

O Renascimento:
-Quando o Benfica começou a época 2009-2010 houve mudanças notórias no clube.O novo treinador Jorge Jesus vindo do Braga, a compra ao Real Madrid por cinco milhões de euros de Saviola e a venda de inúmeros jogadores tais como Yebda. Na passagem de época o Benfica ganha contra o AC Milan a Taça Eusébio após um 1-1 até aos penáltis onde o Benfica vence. Inicialmente começa com um empate na temporada frente ao Marítimo como todos os outros grandes clubes. O Braga é o único que vence perante a Académica. Na terceira jornada goleia o Vitória de Setúbal por 8-1!E a partir começou uma grande época de muitas goleadas. Na quinta jornada derrotou o Leixões, e a seguir na Liga Europa derrotou o Everton por 5-0, mais tarde o Nacional por 6-1 e pela primeira vez o conseguiu o lugar número 1 no campeonato, graças ao empate do Braga frente ao Ave. Somente foi derrotado pelo AEK e na nona jornada pelos bracarenses. Empatou com o Sporting e vence o FCPorto por 1-0 golo de Saviola. O Vitória de Guimarães venceu o Benfica por 1-0 na Taça de Portugal e o campeonato e ou trás competições vão seguindo normalmente até a vitória 3-0 frente ao FCPorto na Carlsberg Cup em Março. Na Liga Europa o clube derrotou o Hertha de Berlim, empatou em casa com o Marselha e ganha fora nos Oitavos de Final. Derrotou os Bracarenses por 1-0, golo de Luisão e fica 6 pontos a frente do seu principal inimigo. Venceu o Sporting e começou uma final de época de muito sofrimento. Ganha com uma reviravolta o Liverpool, mas é vencido por 4-1 em Inglaterra e acabou o seu grande sonho europeu. No fim da época o Benfica é derrotado por 3-1 contra o Porto e tem apenas 3 pontos de vantagem contra o Braga. Em 9 de Maio de Benfica sagra-se campeão nacional frente ao Rio Ave.
Bruno Melro ,Miguel Vilela

Sem comentários:

Enviar um comentário