segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Basquetebol em cadeira de rodas

Basquetebol em cadeira de rodas é um desporto praticado por indivíduos portadores de deficiências, mas que gostam de jogar basquetebol. É baseado no basquetebol normal, mas com algumas adaptações para a presença da cadeira de rodas e para harmonizar os diferentes níveis de deficiência dos jogadores.


Nesta modalidade, o campo de jogo tem as mesmas medidas e dimensões do campo de basquetebol normal mas algumas regras são adaptadas como a falta técnica e o limite de impulsos nas cadeiras de rodas sem driblar a bola.
O basquetebol em cadeira de rodas surgiu, como modalidade desportiva, no séc. XX, em meados dos anos 40, em Inglaterra. Desenvolveu-se rapidamente (sobretudo no meio hospitalar) e conheceu uma forte adesão por parte das pessoas que, feridas pela II Guerra Mundial, adquiriram lesões permanentes que as impossibilitaram, de forma normal, de praticar desporto.
A modalidade segue, no essencial, as regras do basquetebol praticado em pé. Mas tem, no entanto, maior agressividade, mais rapidez, algumas formas de contacto impossíveis no basquetebol praticado em pé. A maior diferença está, efectivamente, na composição das equipas, que obedece a critérios de pontuação: um jogador é, consoante o grau de mobilidade, classificado com pontuação de 1 a 5. No total, conforme as regras internacionais, o total de pontuação dos jogadores presentes em campo não pode exceder os 14 pontos.
Era possível, mediante algumas condições (sobretudo, ao nível do tempo de jogo), jogarem praticantes sem deficiência (que teriam a classificação de 5 pontos). Infelizmente, tal medida foi interrompida em Portugal.


As cadeiras utilizadas nesta modalidade desportiva são, como se pode adivinhar, desportivas. Têm características que as tornam mais leves, mais manobráveis, mais rápidas e mais seguras no recinto de jogo. A maioria destas cadeiras possui já uma roda anterior, posicionada às costas do assento e rebaixada (de forma a aproximar-se do chão sem o tocar), como medida acrescida de segurança, evitando quedas para trás. Não possuem travões e a viragem das rodas a 360º pode ser feita apenas com uma mão.
O basquetebol em cadeira de rodas é já modalidade paralímpica e, em alguns países, é mesmo possível viver da prática desta modalidade. Alguns dos atletas nacionais competem no campeonato espanhol, onde os pavilhões enchem e os jogos são, por vezes, amplamente divulgados e transmitidos pela televisão.


Aqui está um pequeno video de um jogo de basquetebol em cadeira de rodas:







Espero que tenhas gostado :)

Ângela Vieira




Sem comentários:

Enviar um comentário