segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Termas de Caldelas



Caldelas está em pleno coração do Minho, no concelho de Amares entre Braga e o Gerês, envolvida por uma paisagem verde, é um óptimo destino para fugir ao stress do dia a dia, recarregando energias através do bem estar que um programa termal pode oferecer.
O complexo termal é constituído pelas bicas de água, balneário e centro de medicina física e reabilitação, tendo como principais vocações, para alem do bem estar e combate ao stress, o tratamento de perturbações do aparelho digestivo, pele e reumatismo.
Na estância termal existem várias opções de alojamento de onde destacamos o Grande Hotel da Bela Vista, construído em finais do século XIX mantém o charme da traça original a par do conforto da hotelaria moderna.



O balneário







O Balneário foi profundamente remodelado em 2005 respeitando a traça original. É um balneário atractivo e confortável que oferece óptimas condições quer para a realização de tratamentos de terapêutica termal quer para programas de bem-estar e saúde&beleza termal.
A sua concepção teve grande atenção na comodidade dos termalistas pelo que foi dotado de um vestiário central que possibilita a circulação em roupão entre os diferentes tratamentos e está equipado um sistema de aquecimento central que permite o seu funcionamento durante todo o ano.
Dispõe de diversos equipamentos como a piscina termal com camas de ar, cascatas e postos de hidromassagem sequencial; banho turco; hidromassagem; banho de imersão com duche subaquático, enteroclises, alta frequência, duche circular; duche jacto; duche massagem vichy; aplicação de lamas termais, cabines de massagens, bancada de ORL, cama de vapor à coluna e vapor aos pés e mãos.



Tratamento Termal Terapêutico









O tratamento termal visa aproveitar a água e os seus elementos físico-químicos proporcionando bem estar e benefícios para a saúde do aquista através de diversas técnicas de balneoterapia.
Os tratamentos termais carecem de prévia prescrição médica pelo que todos os aquistas serão acompanhados por um dos nossos médicos hidrologistas que fará o diagnóstico clinico e a prescrição dos tratamentos a realizar.
De modo a combater o sempre aborrecido tempo de espera, a inscrição e marcação de consulta médica, deverá ser feita antecipadamente por carta, fax, e-mail ou telefone nº 253 360 160.
Para que se obtenham resultados nas indicações terapêuticas, principalmente nas primeiras curas, é desejável que o tratamento termal seja de 21 dias. Contudo, a resposta terapêutica obtida, as características individuais de cada aquista e outros factores, poderão levar o médico a aconselhar um período de tratamento mais curto que, em qualquer dos casos não deverá ser inferior a 14 dias.



Água Termal











O grande elemento diferenciador das Termas é as características das suas águas.
Uma água mineral natural, vulgarmente designada por água termal, tem propriedades terapêuticas com efeitos favoráveis à saúde devido às particularidades da sua composição físico-química.
Este tipo de água é bacteriologicamente pura, circula a grande profundidade e a sua composição química é estável. A pureza bacteriológica é garantida através do controle analítico nas diferentes captações, toda a circulação é feita em tubagem de aço inox com soldaduras lisas de forma a evitar o alojamento de impureza e toda a água consumida pelos aquistas obdece a um rigoroso programa de analises coordenado pela Direcção Geral de Saúde. Assim garantimos a pureza das águas minerais naturais de Caldelas em todos os pontos de distribuição.
A riqueza da composição química da água termal deve-se á sua circulação no subsolo a grande profundidade e a uma velocidade muito lenta, normalmente na ordem dos escassos metros por ano. A água vai reagindo com o meio e vai absorvendo elementos das rochas, verificando-se uma evolução na sua composição físico-química. São estes elementos que conferem propriedades terapêuticas às aguas minerais naturais e que estão na base da actividade termal.
As virtualidades das águas de Caldelas, já utilizadas pelos Romanos, foram analisadas por Charles Lepierre em 1921, o qual as considerou como “tipo único e inconfundível entre todas as águas medicinais”.
A nossa água é captada em várias nascentes naturais e em dois furos, com temperaturas que oscilam entre os 22ºC e os 33ºC.
A água mineral natural das Termas de Caldelas é Hipossalina, fluretada, com reacção alcalina e macia. Apresenta um PH de 8,05 e uma mineralização de 134,5 mg/l.
A água como matéria prima da actividade termal necessita de inúmeros cuidados para assegurar a sua permanente qualidade.













A frequência de uma estância termal, independentemente das suas indicações terapêuticas específicas, traz sempre benefícios gerais pelo gozo de um período de repouso-activo, alimentação saudável, balneoterapia relaxante, alteração climática, etc., que melhoram situações de stresse e fadiga, anorexias, excesso de peso, sedentarismo, tendência para a depressão, etc.
As vocações terapêuticas especificas das termas de Caldelas são as seguintes:
Aparelho Digestivo: Cólon irritável, Obstipação; Disfunções da Vesícula Biliar; Dispepsias (más digestões) e flatulências.
Reumatismo: degenerativo e peri-articular.
Aparelho Respiratório: rinite atópica e asma brônquica.
Algumas Dermatoses crónicas, Insuficiência Venosa dos membros inferiores e Hemorróidas, Vaginites crónicas e Colibaciloses.



Técnicas









 
Aparelho digestivo:





Ingestão de águas
Banho de Imersão simples ou com duche subaquático
Enteroclises
Gota a Gota
Alta Frequência
Duche Jacto
Duche circular
Duche com Massagem Tipo Vichy
Piscina Termal
Massagens



Reumatismo:





Ingestão de águas
Banho de Imersão
Hidromassagem
Piscina Termal
Duche Agulheta
Duche Circular
Duche com Massagem Tipo Vichy
Vapor à coluna
Vapor mãos e pés
Banho Turco



Vias respiratórias:





Ingestão de águas
Irrigação Nasal
Inalação Nasal
Pulverização
Nebulização
Banho Turco



Bem-Estar e Saúde; Beleza Termal:





Piscina termal
Banho Turco
Hidromassagem
Duche Jacto
Duche massagem Vichy
Duche Circular
Aromoterapia
Reflexologia
Exfoliação
Tratamentos de corpo e rosto
Massagens várias



                                                                          Passeios



                             





O seu objectivo pode ser o de simplesmente fazer o programa termal e descansar aproveitando a calma e pacatez de Caldelas, mas se desejar uma estadia mais activa, a partir de Caldelas poderá iniciar diversos programas Culturais, Ecológicos, Gastronómicos ou Desportivos , dos quais salientamos:
Monte S. Pedro - Monte situado em Caldelas com excelentes condições para passeios pedestres onde frequentemente avistamos cavalos garranos à solta.


  • Centro Histórico de Braga.
  • Mosteiro de Tibães.
  • Kartes no Kartodromo de Braga.
  • Golfe Ponte Lima.
  • Parque Nacional Peneda do Gerês.
  • O inúmero leque de óptimos restaurantes existentes na região do Minho.





Como Chegar:







Pela auto-estrada A3 em direcção a Braga
Saída Braga Sul / Estádio
Segue pela via rápida variante à EN14, na direcção estádio e sai na indicação “Vila Verde / Terras do Bouro”
Segue pela via rápida variante à EN101 e sai na indicação “ Vila Verde”.
Antes de chegar a Vila Verde, virar à direita até “Lago” seguindo a indicação “Amares/Caldelas”
Na rotunda de Lago virar à esq, seguindo a indicação “Amares / Caldelas” até Rendufe
Na Rotunda de Rendufe virar à esquerda seguindo a indicação Caldela 7km
Passados 7km encontrará a entrada para a vila de Caldelas à sua direita.


     Alojamento

Poderá ficar instalado no Hotel Bela Vista e usufruir de pacotes, em parceria com as termas de Caldelas.
Para saber os preços poderá consultar o site do hotel e/ou das termas:
http://www.hotelbelavista.com/


Carlos Roldão & João Macedo

Sem comentários:

Enviar um comentário